Escola Primeiro Estágio
Olá, como posso ajudar?
(11) 94129-9845
(11) 2892.6162 img

Berçário - Educação Infantil

Informativo

Do Berçário para o Mini-Maternal

“Um novo e positivo desafio”

É chegado o momento da passagem de nossos alunos de berçário para o mini-maternal e gostaríamos de esclarecer os princípios deste trabalho, bem como as alterações na rotina da criança que se farão.

O grupo do Mini-Maternal é destinado às crianças na fase de 02 anos. Este grupo é acompanhado por uma educadora, com formação na área pedagógica e responsável pelo desenvolvimento das atividades de estimulação previstas pelo programa de estimulação direcionado a este nível.

O grupo conta com o apoio de duas auxiliares de sala, responsáveis pelos cuidados de higiene, alimentação e auxilio a rotina.

Nesta fase as crianças passarão a circular pelos ambientes da escola de acordo com a programação semanal de atividades, desenvolvendo as temáticas e habilidades indicadas pelo programa de estimulação deste nível. As refeições ocorrem no refeitório coletivo sob apoio da educadora e auxiliares onde a criança é incentivada a iniciar o processo de autonomia na alimentação, utilizando colher e tomando líquidos em seus copos individuais. O cardápio do Mini-Maternal é diferenciado daquele oferecido no berçário, acompanhando o cardápio da educação infantil, introduzindo diferentes texturas e cores nos alimentos.

O Mini-Maternal é uma fase intermediária entre o berçário e o maternal, pois a condição central é o processo de desenvolvimento, rotina, ritmo, linguagem e socialização, que tem um tempo diferenciado e especifico, pois as estruturas neurológicas e emocionais estão sendo construídas, e é certo que uma boa e sólida base oferecerá melhor sustentação aos futuros desafios escolares.


Uma nova descoberta

Seu filho entrará em uma nova fase, que chamamos de Mini-Maternal. É uma fase posterior ao berçário que propicia novos aprendizados, muitas novidades e descobertas.

Durante este período incentivamos muito a independência da criança, como comer sozinha, lavar as mãos, ir abandonando o hábito da chupeta e etc. E é muito importante o apoio e a continuidade desse trabalho pela família.

As atividades terão um enfoque voltado à socialização, ao desenvolvimento da linguagem e às condutas psicomotoras.

O ritmo destas atividades procura privilegiar o brincar e as vivências em grupo. Neste momento de convivência coletiva iniciam-se as disputas por brinquedos, objetos e atenção, sendo comum elas se fazerem através de mordidas e empurrões, que serão superados gradativamente mediante o trabalho diário da educadora, amadurecimento emocional da criança e ganho da linguagem verbal. Intensificaremos os trabalhos em papel, com utilização de vários materiais como tinta, rolos, pincéis, colas, palitos, tecido, canudos, botões e alguns outros que despertam o interesse das crianças.

Estaremos sempre respeitando a individualidade e o ritmo de cada criança e acompanharemos com muito carinho e entusiasmo este período do desenvolvimento infantil.

Contamos com o apoio, a compreensão e a colaboração dos pais, indispensáveis para a adaptação com êxito desta fase.


Equipe Primeiro Estágio

Textos Informativos

Dormir.

A importância de dormir.

Veja mais...

Mordida

Em quem dói mais?

Veja mais...

Disfluência

Normal da fala / Fisiológica

Veja mais...

Adaptação.

A entrada da criança na escola.

Veja mais...

Transição.

Do Berçário para o Mini-Maternal.

Veja mais...

O Cuidar e o Educar.

Um olhar diferente.

Veja mais...

O Faz de Conta.

O faz de conta é muito importante.

Veja mais...

Rua Afonso Henriques, 136 - Tatuapé - São Paulo-SP - Cep.: 03325-120

Telefone

(11) 2892.6162 img

(11) 94129-9845

Entre em contato

E venha nos fazer uma visita.

FALE CONOSCO

E-mail

atendimento@escolaprimeiroestagio.com.br